terça-feira, 10 de maio de 2011

Desvendando JUDAS

Judas é o mais novo e polêmico clipe da Lady Gaga, onde interpreta em quase todas as cenas Maria Madalena.
De uma forma moderna e urbana, Judas é contada como se a história acontecesse nos dias atuais, fazendo analogia a momentos bíblicos e criando um fictício.

O clipe começa com uma cena onde Gaga aparece na moto de Jesus seguido de seus discípulos que também estão de moto, onde podem ser identificados com os seus nomes na jaqueta.
Judas era um dos 12 discípulos e foi o traidor de Jesus. Mesmo sendo um ser mal, Maria Madalena, tola, se apaixona por ele.

Ao chegar em um vilarejo, espécie de Jerusalém urbanizada, a coreografia fica em evidência e eles entram em uma espécie de capela. Quando Judas entrega Jesus à uma gangue (seria Judas o entregando aos soldados), Maria Madalena tenta protege-lo e vai disposta a matar o traidor com uma arma.

Ela tenta matar Judas, mas o seu amor fala mais alto. Logo ela chora ajoelhada aos pés de Jesus por não ter conseguido protegê-lo.

Na banheira, Gaga retrata o momento em que Maria Madalena lava os pés de Jesus e os enxuga com os cabelos.
Como ela diz na letra "...Judas é um demônio ao qual me apego...", a presença do traidor na banheira é como se ele fosse um demônio que estivesse perseguindo os seus pensamentos, onde o trata mal, jogando água em seu rosto.

Uma das cenas mais marcantes do clipe é quando Maria Madalena é atingida por uma forte onda d'água. A mesma água que ela lavou os pés de Jesus foi usada para fazer perdê-lo. A água purifica e destrói.

Vem a cena que retrata o beijo traidor, de Judas.

No final, Maria Madalena é apedrejada, vestida de noiva, criando uma história fictícia e entrando no enredo de "Paixão pela pessoa errada", por não buscar o verdadeiro sentido de um bom amor.
O apedrejamento é como uma tortura que a persegue por sua infeliz escolha. Maria Madalena assumia seu erro, mesmo que não estivesse errada.

A maior polêmica do clipe parte da própria Lady Gaga interpretar a mais polêmica personagem bíblica. Maria Madalena é tida como uma suposta prostituta e de ter tido um caso com Jesus, onde o clipe Judas quis mostrar.

Veja o clipe na íntegra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário