segunda-feira, 9 de maio de 2011

Indústria Forte

Indústria ganha força em Mossoró/RN.

A cidade que expulsou Lampião assiste a chegada de um novo bando. Desta vez, de investidores. Nos últimos seis anos, 25 novas empresas se instalaram em Mossoró. Outras dez estão se instalando e o número poderá se tornar ainda maior. O município vem sendo olhado com interesse por grupos como o M. Dias Branco, que pretende construir três fábricas de cimento no Nordeste e não descarta que também “pensa” na segunda maior cidade potiguar.


O fortalecimento da indústria mossoroense, segundo Nilson Brasil, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, é resultado de uma combinação entre localização geográfica e políticas de incentivo aos investidores. A fórmula surtiu efeito. Em 2008, o PIB industrial de Mossoró foi o maior do Rio Grande do Norte, superando inclusive o de Natal. Dados do IBGE mostram que o PIB industrial de Mossoró subiu 490% em nove anos, passando de R$201 milhões, em 1999, para R$ 1,18 bilhão, em 2008, enquanto o de Natal, cresceu 87,8%, levando em consideração o mesmo período. 


O município produz frutas tropicais, sal marinho, petróleo, gás, cimento. “Somos o maior produtor de sal marinho do País (detemos 95% da produção nacional), maior produtor de frutas tropicais e o maior produtor de petróleo, em terra, do Brasil”, orgulha-se o secretário, cujo município é destaque na indústria salineira, fruticultura irrigada, exploração de petróleo e gás e na  extração mineral. Para os próximos anos, os gestores esperam um crescimento acima da média “como vem acontecendo ultimamente, sobretudo na construção civil”, afirma Nilson.

Fonte: Tribuna do Norte  

Nenhum comentário:

Postar um comentário